Curso de Psicanalista Clínico

Curso de Psicanálise Clínica Cristã

Instituto de Teologia e Educação Escola de Profetas  Logos & Rhema

O CURSO SUPERIOR LIVRE EM PSICANÁLISE CLÍNICA CRISTÃ do ITEEP-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE PROFETAS LOGOS & RHEMA está voltado para a formação teórica e prática nas diversas áreas do saber e do pensamento psicanalítico, é um curso ideal para você que se interessa por pessoas, suas motivações e comportamentos. O currículo do curso apresenta suficiente flexibilidade para profissionais e acadêmicos da área de psicanálise, psicologia, psiquiatria, filosofia, direito, teologia, educação, ciências humanas e demais interessados no tema.

A Psicanálise é um ramo da ciência do comportamento humano, e desde sua criação até hoje faz uso de uma técnica de abordagem psíquica que visa à compreensão e a intervenção no comportamento humano sem levar em consideração suposições teóricas, mas sim destacando o indivíduo como causa e efeito de seu modo de existir e atuar no mundo.

Se o que você procura é prática e capacidade real de compreensão, o que você procura é Psicanálise.

Sendo um curso de Formação, oferece a possibilidade de atuação como Psicanalista com certificado internacionalmente reconhecido.

O curso divide-se em três etapas: 1) Estudos do conteúdo teórico e de técnicas clínicas, 2) Análise Didática e Clínica e, 3) Estágio Supervisionado.

Psicanálise é Técnica e Arte ao mesmo tempo. Através do trabalho psicanalítico, podemos mudar padrões e inventar saídas inéditas para viver a vida que nos pertence.

É possível que haja um diálogo e uma participação da psicanálise no cristianismo. Não como meio de substituir a Bíblia ou a Confissão de fé denominacional característica da igreja local; antes, como uma tentativa de racionalização e compreensão dos fenômenos existenciais, cujo resultado será a percepção de que o ensino do Evangelho é pleno, infalível e verdadeiro.

O Curso de Psicanálise Cristã da Escola de Profetas irá coloca-lo diante de outras maneiras de ver e pensar a psicanálise, além da abordagem freudiana, utilizará de outras abordagens, visto que a psicanálise evoluiu muito no último século.

Você estudará uma psicanálise conectada às Escrituras Sagradas, e não poderia ser diferente, pois “Sigmund Freud percebia-se conscientemente como um judeu, porém era um não-religioso, ainda que de modo algum fosse ateu,” conforme relatado por seu sobrinho Harry Freud a um entrevistador, em 1956. (Harry Freud in Richard Dyck, “Mein Onkel Sigmund” Aufbau, 11 de Maio de 1956, p.3.).

Além disso Oscar Pfister, pastor profissional e analista leigo, amigo pessoal de Freud, segundo relato de sua filha Anna Freud, era um amigo muito bem vindo na sua residência, “…era um homem que possuía um calor humano e entusiasmo, sua viva participação nos fatos mínimos do cotidiano entusiasmavam as crianças da casa e faziam dele um hóspede bem vindo em qualquer tempo”. Londres, 1962, Anna Freud.

Você candidato a este conhecimento, receberá excelente suporte para atendimento como terapeuta individual, de casal e de família.

Um extraordinário conteúdo o espera! Este curso é para você que tem interesse em não perder de vista os aspectos da religiosidade que influenciam a personalidade, o desenvolvimento, os relacionamentos e a saúde mental.

Enfim, um curso inédito que irá impactar sua forma de viver e pensar a vida e ministério!

PÚBLICO ALVO:

O curso de psicanálise é indicado para pessoas que pretendem ou precisam conhecer profundamente o comportamento humano, tanto em seus sentimentos quanto em suas formas.

Fornece ferramentas tanto para compreender, quanto para modificar este comportamento, sendo assim ideal para quem pretende lidar com o público de maneira geral.

CURSO LIVRE DE PSICANÁLISE CLÍNICA:

É um curso profissionalizante de nível superior, conforme o Código 2515-50 da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) determinado por força da Portaria nº 397, do Ministério do Trabalho e Emprego, de 09/10/2002.

O curso de psicanálise é oferecido por instituições psicanalíticas (neste caso o Logos e Rhema Instituto de Psicanálise, mantido pelo Logos e Rhema Ministério Profético, CNPJ nº 11.813.142/0001-94), sendo assim não se enquadra em cursos de graduação ou Pós-graduação Lato sensu (Especialização).

Como Psicanalista você poderá estabelecer consultório particular, trabalhar em clínicas e hospitais, prestar consultorias a empresas, a escolas da rede pública e privada, etc. O psicanalista é um profissional liberal de nível superior.

Em 10/02/1998 a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9394, foi regulamentado, mas infelizmente é pouco conhecido pelo meio acadêmico. Por outro lado, e muito importante o aluno conhecê-la e ter consciência do conceito de Cursos Livres, que e uma das propostas deste Centro de Estudos e que tem como objetivo básico promover conhecimento do mais alto nível para que o estudante possa aplicar imediatamente em suas funções profissionais, com qualidade, segurança e conteúdo pedagógico.

O CURSO LIVRE é um curso cuja instituição decide a sua carga horária, conteúdo programático e o prazo de conclusão, sem a necessidade ou reconhecimento do MEC (tudo em conformidade com a LDB 9394/96, pela regulamentação 2494 de 10/02/98 da portaria 3/85 de 10/06/85).

IMPORTANTE: A Psicanálise não é medicina, nem tão pouca psicologia. Entretanto o médico e o psicólogo também podem ser psicanalistas.

A psicanálise surgiu na década de 1890, por Sigmund Freud, através de conversas com pacientes, Freud acreditava que seus problemas originaram-se de uma não aceitação de tais acontecimentos em sua vida, sendo assim, reprimindo seus desejos no inconsciente, nascendo daí uma fantasia.

O método básico da Psicanálise é o cliente numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente: sonhos, esperanças, desejos, fantasias, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família.

Geralmente o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma oportunidade para que o cliente tome conscientes os conteúdos reprimidos que precisam ser esclarecidos.

Escutando seu cliente o analista tenta manter uma atitude de neutralidade. Uma postura de não-julgamento visando criar um ambiente seguro. Tendo como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, visando à reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas.

A análise consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias (sonhos, fantasias, etc.) de um indivíduo.

OBJETIVOS:

Oferecer estudo de qualidade utilizando da metodologia EAD e focando os aspectos fundamentais, históricos, sistemáticos e práticos da Psicanálise.

Capacitar o aluno a estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins, faz parte da rotina do profissional em psicanálise.

E, principalmente, tornar o tratamento acessível à todas as classes sociais.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Você pode atuar em diferentes áreas, conforme explicitado abaixo:

CIÊNCIAS HUMANAS: medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, entre outros.

LÍDERES ECLESIÁSTICOS: pastores, missionários conferencistas, líderes em geral;

PROFISSIONAIS INTERESSADOS NO TRABALHO CLÍNICO EM PSICANÁLISE: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais,

ENFERMEIROS QUE TRABALHEM NOS DIVERSOS SERVIÇOS DE SAÚDE: hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas em serviços de urgência e outros.

•Enfim, destina-se A TODOS QUANTOS QUEIRAM OBTER O SABER PSICANALÍTICO não só para conhecer melhor o seu próprio psiquismo e identificar suas próprias psiconeuroses, mas para trabalhar profissionalmente, tratando as psiconeuroses e a saúde mental da população.

Você poderá ainda:

AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS, GRUPAL E INSTITUCIONAL. Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder quesitos técnicos judiciais, desenvolver resultados (devolutiva).

ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. Proporcionar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting), oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões, promover a integração psíquica, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover a percepção interna, mediar grupos, família e instituições pra a solução de conflitos, dar aula.

ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. Propor alternativas para a solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc.), assessorar instituições.

ACOMPANHAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. Acompanhar impactos de intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de audiências.

EDUCAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. Estudar caso em grupo, apresentarem estudo de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e de áreas afins, realizar e trabalhar para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manual educativo, desenvolver cursos de profissionais de outras áreas, propiciar recursos pra o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamentos.

DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICAS E CLÍNICAS. Investigar o psiquismo humano, comportamento individual, grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudo de caso.

COORDENAR EQUIPES DE ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS. Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades de equipe, trabalhar a dinâmica da equipe, monitorar as atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas e projetos, avaliar e executar ações.

PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL. Participar de palestras, debates. entrevistas, seminários, simpósios, reuniões científicas (congressos, etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e municipais, participar de conselhos de classe, eventos junto aos meios de comunicação, divulgar práticas de psicanálise, fornecer subsídios às estratégias organizacionais e à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, ética e organizacional.

REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS. Redigir pareceres, redigir relatórios, agendar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estatístico, comprar material técnico, prestar contas.

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS. Manter sigilo, cultivar a ética, demonstrar ciência sobe o código de ética profissional assim como da legislação pertinente à psicanálise, demonstrar bom senso, respeitar os limites de atuação, ser psico-analisado, ser psicoterapeutizado, demonstrar continência (acolhedor), demonstrar interesse pela pessoa, ser humano, ouvir ativamente (saber ouvir), manter-se atualizado, contornar situações adversas, respeitar valores e crenças dos clientes, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade de questionar, amar a verdade, manter o setting demonstrar autonomia de pensamento e espírito crítico, respeitar os limites dos clientes e tomar decisões em situações de pressão.

MERCADO DE TRABALHO:

Há uma crescente necessidade de psicanalistas para orientar pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como fobias, ansiedades, depressões, obsessões, distúrbios provenientes do luto, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem.

Você, profissional em psicanálise cristã irá atuar principalmente e não exclusivamente no meio cristão, visto que há uma carência de profissionais de saúde mental que tenham princípios bíblicos de fé, aliados à escuta profissional. O curso irá ajudar de maneira incisiva à população em geral a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

Pesquisas apontam que esta será a profissão do futuro, visto que a cada dia as pessoas têm menos tempo para pensarem em si mesmas, por estarem envolvidas numa rotina de vida cada dia mais estressante, que comprometem não só a saúde física, mas também a saúde emocional e mental do indivíduo, afetando a todos em sua volta.

Depois de formado, você estará apto a estabelecer o seu próprio consultório, trabalhar em clínicas e hospitais, prestar consultorias a empresas, a escolas da rede pública e privada, e a outras instituições.

PRÉ-REQUISITO:

Qualquer pessoa com formação superior em qualquer área de conhecimento pode fazer o curso. Também pessoas que ainda estejam estudando um curso superior. Neste caso só poderão receber o diploma de Formação em Psicanálise Clínica, após concluir seu curso de nível superior.

PROCESSO SELETIVO:

Exame Seletivo (redação) e entrevista avaliativa.

METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO:

•O curso pode ser é semipresencial ou totalmente EAD (à distância), desenvolvido através de módulos presenciais, aulas expositivas gravadas em DVD para os alunos EAD, pesquisa bibliográfica, produção de textos e utilização dos multi-meios tecnológicos para expansão do conhecimento.

•O curso dispõe de material didático (apostilas) especialmente elaborado para permitir ao aluno realizar estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo e espaço.

• Carga horária Total 2500 horas/aula.

• Para cada módulo há um livro base sobre a disciplina.

• As avaliações e trabalhos serão estabelecidos pelo professor da disciplina.

A carga horária de cada módulo está assim dividida:

ATIVIDADE

CARGA HORÁRIA

Leitura de um livro com relatório

10h/a

Participação no Módulo

6h/a

Leitura dos textos direcionados pelo professor

10h/a

Participação em fórum, congresso ou outro, de cunho psicanalítico, comprovado.

5h/a

Tempo de estudo semanal individual, considerando 1h por dia

20h/a

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA:

• Certidão de casamento ou nascimento.

• Comprovante de endereço.

• Xerox RG e CPF,

• 2 fotos 3×4 recentes.

• Diploma da graduação (cópia autenticada) ou declaração da Universidade confirmando o período que o aluno está cursando.

DURAÇÃO CURSO MODALIDADE A DISTÂNCIA (EAD):

Depende da sua disponibilidade de tempo e financeira. Nesta modalidade o aluno poderá adquirir até 2 módulos de estudos por mês, reduzindo assim o tempo total de duração do curso pela metade.

A modalidade EAD promove encontros virtuais que são estabelecidos antecipadamente e utilizam de leitura de textos e da utilização das redes sociais, entre elas, twitter, facebook, email, e outros recursos tecnológicos para desenvolver o aprendizado. Além da utilização da plataforma MOODLE de  aprendizagem.

IMPORTANTE:

Você deverá passar por 100 sessões de análise, que deverão ser realizadas via internet. Estas análises são pagas à parte, e servirão para você saber como funciona a psicanálise na prática, e seus respectivos efeitos do tratamento na sua própria vida. Cada análise requer um investimento de R$50,00, e poderá ser feita de acordo com a disponibilidade do aluno, e agendamento prévio com o psicanalista, mantendo o número mínimo de 100 análises até o final do curso.

Há a possiblidade do curso e os atendimentos serem ofertados em outra cidade/estado, desde que haja um número mínimo de 20 alunos. INÍCIO DAS AULAS: A turma terá início em 02/03/2012, no ato do pagamento da matrícula e da primeira mensalidade do curso, são liberados os acessos ao ambiente virtual de estudos da Escola de Profetas.

INCLUÍDOS NA TAXA DE MATRÍCULA:

Carteira Estudantil com validade semestral,

Senha e Login para acesso ambiente virtual de estudos,

DVD da aula que foi dada presencial,

Livro do módulo/matéria,

Suporte Teológico via email, skipe, msn ou pelo Tel 0800 940 60 50.

INVESTIMENTO MODALIDADE EAD (A DISTÂNCIA):

Matrícula de R$180,00

40 Parcelas mensais de R$ 195,00 (Cento e noventa e cinco reais).

À vista desconto 10% no valor promocional.

Bônus Especial

Linda Agenda Permanente válida até 2020,

Livro de Eclesiastes Revelado de Autoria do Dr. Marcos Barreto.

Estudo Bíblico em DVD, “Espírito, alma e Corpo”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>